Pimenteira: Como plantar e colher lindas pimentas em casa

Culinária
Publicado em: 25 de agosto de 2021 - Visto 195 vezes.
Langues / Languages:
  • Português
  • English
  • Français

  • Pimenteira: Como plantar e colher lindas pimentas em casa

    Quem gosta de plantas, sejam elas decorativas, frutíferas ou hortaliças, provavelmente já pensou em ter uma linda pimenteira em casa, não é mesmo? O problema é que quando se compra a pimenteira já grande, ela costuma não durar muito, acaba secando em pouco tempo ou dando apenas as pimentas que já vieram nela, depois morre. Além do mais é muito mais bonito e orgulhoso quando você mesmo planta desde a semente e pode acompanhar o crescimento e a saúde da sua plantinha.

    Por isso resolvi escrever esse post falando como eu consegui ter uma linda pimenteira cheia de frutos em um apartamento.

    Como plantar pimenteira em vazo de plantas em casa

    Eu comprei um pacote de sementes em um armarinho, desses que vende em supermercado e até em casa de rações. Nele vinha escrito que era para colocar 3 sementes em cada furo na terra a mais ou menos 0,5 centímetros de profundidade. Então também comprei um saco de terra adubada de 5 quilos.

    Como eu não não sabia se ia dar certo ou não, já coloquei a terra adubada em uma vaso de plástico, fiz alguns furos na terra com o dedo, joguei um monte se semente dentro dos furos e fechei os furos com terra. Pois bem, as sementes germinaram em cerca de uma semana (7 dias) e eu tive certeza de que era pra eu ter cumprido o informado no pacote (apenas 3 sementes por furo), pois germinaram um monte e eu acabei tendo que limpar um pouco.

    Veja abaixo a foto das sementes germinadas com 7 dias de plantio. Foto tirada em 27 de novembro de 2020.

    Pimenteira germinando

    Pimenteira germinando

    No pacote de sementes também informava que a planta deveria pegar pelo menos 3 horas de sol por dia, então escolhi um cantinho aqui de casa que pegasse o sol da tarde, pois o sol da manhã era meio que impossível já que moro em um apartamento e o único lugar possível para deixar a planta era na área de serviços.

    Outra dica do envelope era para regar sempre que necessário e manter o solo úmido, então criei o hábito de regar um pouquinho toda manhã já que essa época o tempo estava bem quente e o sol da tarde deixava o solo seco.

    Somente com esses cuidados as plantas foram se desenvolvendo e 4 meses depois, já em março de 2021 elas começaram a das as primeiras flores. Como pode ser visto na foto abaixo tirada em 14 de março de 2021.

    Pimenteira dando flores

    Pimenteira florescendo

    Como eu não tinha nenhum tipo de adubo em casa, imaginei que devia haver algum produto que eu pudesse utilizar para fortalecer a planta, então fui a uma casa de ração e o vendedor me mostrou um produto chamado Fertilizante mineral Misto para vasos, hortas e jardins 08-08-08 Raiz, da marca Casa Verde. Comprei pois era bem baratinho. O conteúdo do frasco era de 120ml e bastava diluir uma tampinha (cerca de 7,5 ml) em um litro d’água e a aplicação era somente a cada 15 dias.

    O tempo passou e em um pouco mais de um mês após a foto anterior, as plantas já começaram a dar os primeiros frutos. Logo pela manhã quando fui regá-las notei os frutos e tirei essa foto para guardar de recordação. Foto tirada em 25 de abril de 2021.

    Pimenteira dando frutos

    Pimenteira dando frutos

    Daí para frente foi só alegria, pois elas foram dando cada vez mais frutos e ficando lindas. Nem mesmo os fungos que começaram a dar (não sei porque), não conseguiam tirar a beleza da minha pimenteira carregada. Foto tirada em 13 de maio de 2021.

    Pimenteira grande

    Fiquei tão animado que comprei na feira, mais pimentas, mas dessa vez foram de outras qualidades como pimenta biquinho vermelha e amarela, além de algumas pimentas dedo de moça para plantar também e comecei tudo de novo.

    Essa última foto foi tirada em 20 de agosto de 2021, pouco mais de 9 meses após o plantio das sementes de pimenta malagueta..

    Sending
    Avaliação dos leitores
    5 (4 votos)
    Avaliação dos comentários 0 (0 avaliação)

    Sobre o autor:

    Esse post foi publicado em 25 de agosto de 2021 por Alexandre Santos.
    Blogueiro desde 2009 - Programador - Amante da tecnologia e internet.
    Tags: , ,
    #COMPARTILHE:
    .

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sending