Sobre registro de ponto eletrônico dos ACS e ACE

Jornal dos ACS e ACE
Publicado em: 27 de junho de 2019 - Visto 2886 vezes.
Langues / Languages:
  • Português
  • English
  • Français

  • Sobre registro de ponto eletrônico dos ACS e ACE

    Uma mensagem enviada para nós via whatsapp veio para responder uma pergunta que é feita por muitos membros das equipes de saúde da família espalhados por todo país.

    Trata-se da imagem que faz referência a uma suposta decisão do Ministério Público Federal da cidade de Patos-PB, proibindo a prática de ponto eletrônico para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

    Embora a referida imagem seja datada do ano de 2015, a justificativa utilizada para tal decisão é bastante objetiva.

    O texto é bem claro em sua explicação, pois como os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias não devem ficar dentro das unidades, pois de acordo com a Lei 11.350, suas atribuições, em sua maioria são voltadas a realização visitas domiciliares em campo, logo, o registro de ponto eletrônico não se aplica a estes profissionais.

    Em contrapartida, a fiscalização do trabalho dos ACS e ACE‘s deve ser realizada por intermédio da verificação a partir dos dados lançados no programa e-SUS e/ou a fiscalização de alguns domicílios visitados pelos mesmos.

    Não acho que haveria necessidade de uma intervenção do Ministério Público nesse caso, já que é bem óbvio a diferença entre trabalhos internos e trabalhos em campo.

    Na sua Cidade / Município / Estado, existe a prática de ponto eletrônico para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias? Deixe a sua resposta no formulário de comentário abaixo.

    Saiba mais em:

    Reais atribuições dos ACE com as mudanças na  Lei nº 11.350

    Reais atribuições dos ACS com as mudanças na  Lei nº 11.350

    Sending
    Nota de visitantes:
    0 (0 voto)
    Nota com comentários: 0 (0 votos)

    Sobre o autor:

    Esse post foi publicado em 27 de junho de 2019 por Alexandre Santos.
    Blogueiro desde 2009 - Programador - Amante da tecnologia e internet.
    Tags: ,
    #COMPARTILHE:
    .

    O que os leitores dizem:

    1. Luiz Renan disse:

      Município de Fátima do sul, batemos na entrada e na saída.

    2. Vagner disse:

      Quanto ao ponto eletrônico, cabe aos agentes de saúde, se organizarem em suas bases, provocarem debates, fóruns e mediarem junto ao gestor municipal, esta preposição, uma vez que, o MS (Ministério da Saúde),deixa a incumbência do gestor local, os modos operacionais e administrativos de conduzirem as equipes(pacto federativo ou federalismo).

      ACS Vagner

      1. Carina Gomes da Silva Rodmann disse:

        Olá, meu nome é Carina, sou acs no município de Cotriguaçu no MT. Estamos sendo obrigada a bater o ponto digital desde julho deste ano, mas depois disso a produção caiu muito, pois tendo em vista que muitas famílias que visitamos trabalha no mesmo horário que nós trabalhamos. Isso só fez aumentar as gastos com combustível e perda de tempo pra ir a unidade bater ponto. Gostaria de saber qual providência tomar dentro da lei. Agradeço se for atendida

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sending